A tecnologia tem alterado o mundo nas últimas décadas.
Em primeiro lugar é preciso entender o que vem a ser tecnologia. Uma versão mais generalizada do conceito de tecnologia poderia ser :
“Tecnologia é um sistema através do qual a sociedade satisfaz as necessidades e desejos de seus membros”.
A utilização das tecnologias na educação deve ser trabalhada de maneira estruturante , pois pode ser um campo de superação, de autonomia, de produção que cria novas possibilidades e aquisição de conhecimentos.
Neste sentido, a dimensão tecnológica vai muito além das ferramentas, como a utilização do potencial pedagógico que é o computador na educação. O próprio homem é a ferramenta tecnológica mais estruturada, desenvolvida e sofisticada que podemos exemplificar. No entanto, é preciso dar possibilidades de criação para que, a tecnologia entre assim como elemento estruturante, criando novas formas de saída e busca para estes conhecimentos, favorecendo os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede, a partir de necessidades próprias.
“Educar para uma cidadania global é desenvolver a compreensão de que é impossível querer desacelerar o mundo e, sim, procurar adaptar a forma de educar às mudanças rápidas e aceleradas presentes em nossas vidas. É ter uma atitude interna de abertura e não de fechamento, uma atitude de questionamento crítico e, ao mesmo tempo, de aceitação daquilo que julgar relevante. Envolve a compreensão dos impactos sociais e políticos decorrentes dos fenômenos demográficos e a aquisição de valores compatíveis com a vida numa sociedade planetária, onde prevalece a tolerância, o respeito, a compaixão, a cooperação e a solidariedade. É preparar os indivíduos para vivenciarem uma nova ética entre os povos, capaz de melhorar a convivência neste mundo.” (Maria Cândida,1997)
Olá! Marilia vamos formar um movimento social na cibercultura, Acessando os blogs da turma e vivenciando a dimensão estruturante das tecnologias da educação?
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