sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Resenha do Livvro "SALA DE AULA INTERATIVA - Escrito pelo Prof. Marco Silva



SALA DE AULA INTERATIVA
Autor: Marco Silva
“A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A  DISTÂNCIA  
 EM SINTONIA  COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA”.

Marco Silva é Sociólogo, doutor em educação, professor da UERJ e da UNESA. Desenvolve pesquisa sobre a interatividade aplicada ao ensino presencial e a distância com desdobramentos nos campos da sociedade, da arte, do mercado e das tecnologias digitais.
Marcos Silva neste livro mostra que o professor não pode abrir mão do aperfeiçoamento da comunicação oferecido pelas novas tecnologias quando o novo espectador, o aluno, é parte de uma geração já definida como “digital”, aquela que migra da tela da TV para a do computador e de como a escola está encarando essa nova era.
O fenômeno da interatividade neste livro é abordado com muita clareza. Conceitos como a lógica da distribuição, lógica da comunicação, novo espectador, mais comunicacional, entre outros, também são abordados.
Segundo ele, todos os agentes do processo de comunicação têm possibilidade de superação da pedagogia da transmissão.
Vivemos a transição do modo de comunicação massivo para o interativo. O novo espectador atua na construção do conhecimento e da comunicação. O aluno não está mais reduzido a olhar, ouvir, copiar e prestar contas. Ele cria, modifica, constrói, aumenta e, assim, torna-se co-autor. Exatamente como no parangolé, em vez de se ter obra acabada, têm-se apenas seus elementos dispostos à manipulação. O professor, deve disponibilizar um campo de possibilidades, de caminhos que se abrem quando elementos são acionados pelos alunos. Ele garante a possibilidade de significações livres e plurais e, sem perder de vista a coerência com sua opção crítica embutida na proposição, colocando-se aberto a ampliações, a modificações vindas da parte dos alunos.
Na interatividade é possível se permitir ultrapassar a condição de espectador passivo para a condição de sujeito operativo podendo proporcionar melhor aprendizado e mudanças no ensino brasileiro, mas ainda é um desafio.  
Interatividade é um conceito de comunicação e não de informática. Pode ser empregado para significar a comunicação entre interlocutores humanos, entre humanos e máquinas e entre usuário e serviço.
Contudo, é preciso ter claro, que o computador vem potenciar e não substituir o trabalho docente; é preciso saber operá-lo para não subutilizar sua natureza interativa, hipertextual que é o grande divisor de águas entre a comunicação massiva e a comunicação interativa.
Empresários e gestores do setor educacional estão cada vez mais compelidos ao investimento em novas tecnologias informáticas aplicáveis em suas instituições, porém pouco atentos à necessidade de modificar a sala de aula centrada na pedagogia da transmissão, onde os alunos estarão cada vez mais desinteressados no modelo baseado na lição-padrão, no falar-ditar do mestre.
Portanto, o professor que quer modificar sua postura comunicacional na sala de aula precisa desenvolver habilidades necessárias para aproveitar ao máximo o potencial das novas tecnologias, mesmo que a sala de aula seja “infopobre”, pois em sala de aula presencial ou virtual, o professor não é um contador de histórias.
Enfim, o essencial não é a tecnologia, mas um novo estilo de pedagogia sustentado por uma modalidade comunicacional que supõe interatividade, isto é, participação, cooperação, bidirecionalidade e multiplicidade de conexões entre informações e atores envolvidos, percebendo que a interatividade não depende de computadores, de internet e que pode ser desenvolvida na sala de aula infopobre de outras maneiras.
Mais do que nunca, o professor está desafiado a modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Isso significa modificar sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação. Como diz Edgar Morin, "Hoje, é preciso inventar um novo modelo de educação, já que estamos numa época que favorece a oportunidade de disseminar um outro modo de pensamento".                                                                                             
A época é essa!: A era digital, a sociedade em rede, a sociedade de informação, a cibercultura.

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